Kishida explica os motivos da eleição prematura
Os líderes políticos japoneses estão se preparando para uma eleição geral no final do mês, já que o primeiro-ministro Kishida Fumio dissolveu a Câmara Baixa da Dieta na quinta-feira (14).
Em uma coletiva de imprensa na quinta-feira à noite, Kishida disse: “Devemos fazer tudo o que pudermos para combater o coronavírus chinês e colocar a economia de volta nos trilhos. Também temos que construir um novo sistema sócio-econômico para a era pós-corona. Eu gostaria que as pessoas decidissem quem pode construir um futuro após a pandemia”.
Kishida revelou seu plano de apresentar ao público a estrutura das medidas anti-coronavírus de seu governo na sexta-feira (15). Ele incluirá planos para assegurar mais leitos hospitalares, administrar vacinas de reforço e disponibilizar medicamentos antivirais orais.
Kishida disse que irá elaborar um pacote econômico abrangente e ousado imediatamente após as eleições. Ele propôs a criação de uma nova forma de capitalismo, na qual a classe média ganhará uma fatia maior dos benefícios do crescimento.
Kishida declarou que seu governo não deixará tudo para o mercado em termos de distribuição e disse: “Vamos aumentar a riqueza das pessoas deixando tanto o setor privado quanto o setor público desempenharem seus próprios papéis”. Não apenas aumentaremos o emprego, mas também aumentaremos a renda de cada trabalhador”.
Kishida também enfatizou seu compromisso de reforçar a defesa do país. Ele disse que os ministros estão se preparando para revisar a estratégia de segurança nacional e os programas de defesa relacionados.
Kishida tornou-se o líder do principal partido governista no mês passado e foi eleito primeiro-ministro pela Dieta na semana passada.
O tempo entre a tomada de posse do novo primeiro-ministro e a dissolução da Câmara dos Deputados foi o mais curto do Japão do pós-guerra.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am