Kishida é eleito 100º Primeiro Ministro do Japão
Kishida Fumio foi eleito como o novo líder do Japão. Kishida é o 100º primeiro-ministro na história política do país. Os parlamentares de ambas as câmaras da Dieta votaram no recém-eleito líder do Partido Liberal Democrático, o principal partido no poder.
Kishida obteve 311 votos na Câmara dos Deputados, mais de 80 votos além de uma maioria. Ele obteve 141 votos na Câmara Alta, 20 a mais do que a maioria.
O veterano político de 64 anos sucedeu Suga Yoshihide, que não concorreu à reeleição como líder do LDP.
É a primeira vez em 30 anos que um primeiro-ministro é escolhido da facção “Kochikai”. O último primeiro-ministro dessa facção foi o falecido Miyazawa Kiichi.
Kishida é bem conhecido por sua posição como o principal diplomata do Japão. Em seus mais de quatro anos como ministro das relações exteriores, Kishida trabalhou para melhorar os laços com os vizinhos e aliados do Japão. Notadamente, ele organizou a primeira visita a Hiroshima de um presidente em exercício dos EUA.
Kishida está, agora, formando seu Gabinete. Mais tarde, ainda nesta segunda-feira (4), o Imperador irá, cerimoniosamente, endossar Kishida e seus ministros no Palácio Imperial.
Espera-se então que o novo primeiro-ministro realize uma conferência de imprensa e convoque a primeira reunião de seu Gabinete.
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am