O Japão se compromete a ajudar o Afeganistão em 190 milhões de dólares
O primeiro-ministro, Kishida Fumio, disse que o Japão fornecerá ao Afeganistão ajuda humanitária no valor de cerca de 190 milhões de dólares.
Kishida fez o compromisso nesta terça-feira (12) em uma cúpula de emergência on-line do Grupo das 20 maiores economias do mundo que discutiram a situação no Afeganistão.
Ele disse que o fundo será fornecido até o final deste ano através de organizações internacionais para ajudar o povo afegão que enfrenta uma grave crise humanitária.
O primeiro-ministro denunciou um ataque à bomba que matou dezenas de cidadãos em uma mesquita em Kunduz na última sexta-feira (8). Ele se comprometeu a intensificar os esforços para combater o terrorismo, que é um desafio comum para a comunidade internacional, em cooperação com as partes relevantes.
Kishida disse que é essencial para o futuro desenvolvimento do Afeganistão proteger os direitos de todos os cidadãos, especialmente para salvaguardar um ambiente onde as mulheres possam estudar e trabalhar.
Ele disse que se o Talibã proteger os direitos do povo e realizar um processo político inclusivo, isso traria de volta os recursos humanos, fundos e apoio necessários para a reconstrução do país. Ele disse que a comunidade global deveria estar unida para convencer, tenazmente, o Talibã disso.
A cúpula do G20 foi a primeira reunião internacional em que Kishida participou desde que assumiu o poder na semana passada.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am