7.2 C
Kōnan
domingo, 4 de dezembro de 2022

EUA emitem primeiro passaporte com indicador de gênero X

O Departamento de Estado dos EUA informa ter emitido o primeiro passaporte americano com um "X" para identificação de gênero, em vez de "M" ou "F" para masculino ou feminino.

EUA emitem primeiro passaporte com indicador de gênero X

O Departamento de Estado dos EUA informa ter emitido o primeiro passaporte americano com um “X” para identificação de gênero, em vez de “M” ou “F” para masculino ou feminino.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse na quarta-feira (27) que o Departamento está caminhando para acrescentar um identificador de gênero “X” para pessoas não-binárias, intersexuais e não-conformes com o gênero, solicitando um passaporte americano.

Ele disse que o Departamento planeja oferecer esta opção a todos os solicitantes de passaporte de rotina assim que completar o sistema exigido e formar atualizações no início de 2022.

A Reuters entrevistou Dana Zzyym, uma residente do Colorado que obteve o primeiro passaporte americano a ser emitido com um X de gênero.

Zzyym é intersexo, nascida com a condição física de ser parcialmente masculino e parcialmente feminino, e se identifica como eles/elas.

Zzyym ganhou uma batalha judicial com o Departamento de Estado dos EUA para designar seu sexo como X em um passaporte americano.

Detendo o passaporte recém emitido com um marcador de gênero X, Zzyym disse que tendo que navegar em um mundo onde sua identidade de gênero não era validada, “eu me sentia como se estivesse na prisão, basicamente”.

Zzyym disse: “Eu posso ser eu, em todos os sentidos da palavra”. É um momento emocionante para mim agora”.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img
Translate »