EUA e China retomam conversações sobre comércio
Estados Unidos e China realizaram conversações comerciais em nível ministerial. Os itens em pauta incluíram as compras de produtos agrícolas e os subsídios industriais da China.
A representante comercial dos EUA, Katherine Tai, realizou uma conferência com o vice-premier chinês Liu He na sexta-feira (8), horário de Washington.
O governo dos Estados Unidos disse que Tai pediu à China que implementasse o acordo da “Fase 1” firmado em janeiro do ano passado com a então administração Trump. A China prometeu comprar produtos agrícolas norte-americanos no âmbito do acordo.
Tai também transmitiu preocupações sobre questões estruturais, incluindo o que os EUA chamam de subsídios estatais excessivos da China.
O governo chinês disse que pediu aos EUA que levantassem as sanções e abolissem tarifas adicionais de até 25% sobre as importações chinesas.
O lado chinês também disse que explicou a política industrial do país. O movimento é visto como um esforço para combater as críticas dos EUA aos subsídios industriais de Pequim.
No início deste mês, o governo dos EUA anunciou uma nova política nas negociações comerciais com a China que coloca maior ênfase no diálogo. Os EUA consideram o último apelo como o início de negociações comerciais em larga escala sob a administração do Presidente Joe Biden.
Os dois países concordaram, em princípio, que Biden e o presidente chinês Xi Jinping realizarão conversações on-line até o final do ano.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am
















