EUA advertem as marinhas chinesa e russa
O Secretário da Marinha dos EUA expressou suas preocupações, nesta segunda-feira (25), sobre os navios de guerra chineses e russos que navegam ao largo da costa do Japão. Carlos Del Toro disse que suas atividades não se baseavam no Estado de direito e representavam ameaças.
Em 18 de outubro, 10 navios militares chineses e russos passaram pelo Estreito de Tsugaru. As águas ficam entre a ilha principal do Japão, Honshu, e Hokkaido. Então, na sexta-feira (22), eles navegaram pelo Estreito de Osumi, ao largo da costa sudoeste do Japão.
Ambos os canais são vias fluviais internacionais. As embarcações estrangeiras, incluindo os navios de guerra, podem navegar através delas.
Oficiais do Ministério da Defesa do Japão disseram que esta é a primeira vez que vêem navios de guerra chineses e russos navegando ao mesmo tempo pelo Estreito.
Del Toro disse que a dissuasão ajudaria os chineses e os russos a reconhecer a ordem internacional. Ele disse que esta é uma chave para a estabilidade regional. Prometendo mais cooperação com o Japão e outras nações da região.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















