Diretora do FMI adverte para um crescimento lento e aumento de preços
A diretora do Fundo Monetário Internacional alertou para a desaceleração do crescimento econômico global e o aumento dos preços em muitos países, já que a pandemia de coronavírus chinês limita a recuperação.
A diretora administrativa do FMI, Kristalina Georgieva, fez os comentários em um discurso proferido online nesta terça-feira (6).
Ela disse que o FMI espera, agora, que o crescimento global para este ano seja um pouco mais lento do que sua projeção anterior de 6% anunciada em julho.
Georgieva disse que as economias dos Estados Unidos e da China ainda estão impulsionando o crescimento, mas estão começando a perder força.
Ela acrescentou que as taxas de inflação em vários países têm aumentado rapidamente.
“Uma preocupação especial com a inflação é o aumento dos preços globais dos alimentos – mais de 30% ao longo do ano passado. Juntamente com o aumento dos preços da energia, isto está colocando mais pressão sobre as famílias mais pobres”, disse Georgieva
Espera-se que os preços se estabilizem gradualmente quando as interrupções de fornecimento provocadas pela pandemia forem colocadas sob controle.
No entanto, alguns analistas vêem o que está acontecendo como um sinal da chamada estagflação: uma condição marcada pelo aumento dos preços apesar de uma desaceleração econômica.
- Doze estados dos EUA processam Trump por tarifas - 25 de abril de 2025 9:56 am
- Ciclistas no Japão terão multas por infrações leves - 25 de abril de 2025 9:50 am
- Motorista tem pena suspensa após acidente com pneu solto - 25 de abril de 2025 9:45 am