Cúpulas da ASEAN terminam sem a presença de Myanmar
Os líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou Association of Southeast Asian Nations – ASEAN, encerraram suas cúpulas on-line de três dias nesta quinta-feira (28). O Japão, os Estados Unidos, a China e outras nações também participaram das reuniões anuais.
Myanmar, um dos 10 membros do bloco regional, recusou o convite da ASEAN para enviar um diplomata sênior em vez de seu líder militar. É extremamente raro que um membro da ASEAN não participe de tais reuniões.
O sultão de Brunei Hassanal Bolkiah, presidente da ASEAN, disse após as cúpulas que Myanmar continua sendo parte integrante da família ASEAN. Ele também expressou a esperança de que Myanmar volte à normalidade de acordo com a vontade do povo e a implementação oportuna do Consenso de Cinco Pontos.
Os líderes da ASEAN e os militares de Myanmar haviam concordado com o consenso em abril para acabar com a violência no país, que continua desde um golpe de Estado em fevereiro.
O consenso inclui uma visita ao país de um enviado especial da ASEAN para mediar o diálogo entre os militares e a força pró-democracia. Mas os militares recusaram a visita.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















