Conversações da COP15 sobre biodiversidade adotam nova declaração
Os participantes da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, ou COP15, adotaram a Declaração de Kunming, uma nova estrutura para proteger a biodiversidade global, para substituir as metas estabelecidas há 11 anos.
A reunião on-line foi realizada na cidade de Kunming, no sudoeste da China.
A declaração reconhece “com grande preocupação que as crises sem precedentes e inter-relacionadas de perda de biodiversidade” e degradação dos oceanos “representam uma ameaça existencial para nossa sociedade e nosso planeta”.
Ela enfatiza a necessidade das nações “acelerarem e fortalecerem o desenvolvimento e a atualização de estratégias e planos de ação de biodiversidade para deter e reverter a perda da biodiversidade”. Compromete-se a assegurar a adoção e a implementação de uma estrutura global de biodiversidade pós-2020 efetiva.
As Metas de Biodiversidade de Aichi adotadas em 2010 no Japão visavam reduzir pela metade a taxa de perda de habitats naturais, incluindo florestas, até 2020, entre outras metas.
Mas a maioria das metas foram não foram alcançadas. Resta saber quais metas ambiciosas a COP15 adotará, uma vez que os conflitos de interesse permanecem entre nações desenvolvidas e nações em desenvolvimento.
A reunião da ONU sobre biodiversidade será realizada em duas partes. O segundo evento está programado para ser realizado presencialmente em abril e maio do próximo ano. Espera-se que os países finalizem e adotem a estrutura proposta.
- Ruth Iren Holand lança balada espiritual “You” - 28 de novembro de 2025 6:32 am
- Bauducco: Panettone, Chocotone e Tradição - 28 de novembro de 2025 6:04 am
- Programa O Sul em Cima, edição 37/2025,homenageia Lô Borges - 28 de novembro de 2025 5:33 am

