Ícone do site Radio Shiga

Conversações da COP15 sobre biodiversidade adotam nova declaração

Conversações da COP15 sobre biodiversidade adotam nova declaração

Os participantes da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, ou COP15, adotaram a Declaração de Kunming, uma nova estrutura para proteger a biodiversidade global, para substituir as metas estabelecidas há 11 anos.

A reunião on-line foi realizada na cidade de Kunming, no sudoeste da China.

A declaração reconhece “com grande preocupação que as crises sem precedentes e inter-relacionadas de perda de biodiversidade” e degradação dos oceanos “representam uma ameaça existencial para nossa sociedade e nosso planeta”.

Ela enfatiza a necessidade das nações “acelerarem e fortalecerem o desenvolvimento e a atualização de estratégias e planos de ação de biodiversidade para deter e reverter a perda da biodiversidade”. Compromete-se a assegurar a adoção e a implementação de uma estrutura global de biodiversidade pós-2020 efetiva.

As Metas de Biodiversidade de Aichi adotadas em 2010 no Japão visavam reduzir pela metade a taxa de perda de habitats naturais, incluindo florestas, até 2020, entre outras metas.

Mas a maioria das metas foram não foram alcançadas. Resta saber quais metas ambiciosas a COP15 adotará, uma vez que os conflitos de interesse permanecem entre nações desenvolvidas e nações em desenvolvimento.

A reunião da ONU sobre biodiversidade será realizada em duas partes. O segundo evento está programado para ser realizado presencialmente em abril e maio do próximo ano. Espera-se que os países finalizem e adotem a estrutura proposta.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile