Conselho de Segurança da ONU expressa preocupação com o golpe de Estado no Sudão
O Conselho de Segurança das Nações Unidas expressou “séria preocupação” com a tomada do poder pelos militares no Sudão.
O presidente do Conselho, Martin Kimani, do Quênia, emitiu uma declaração na quinta-feira (28). O Quênia detém a presidência rotativa mensal.
As forças armadas sudanesas tomaram o poder em um golpe na segunda-feira (25), pondo fim ao governo militar conjunto com forças pró-democracia. As baixas civis estão se intensificando à medida que os soldados abriram fogo sobre os manifestantes.
A declaração afirma que os membros do CSNU “pediram a libertação imediata de todos aqueles que foram detidos pelas autoridades militares”.
Os membros do conselho exortaram os militares do Sudão a restaurar o governo de transição governado por civis, com base em um documento constitucional.
Eles também exortaram “todas as partes a exercerem a máxima contenção, a se absterem do uso da violência”, e a “se engajarem no diálogo sem condições prévias”.
- Festival do sanma atrai multidão em Nemuro, Hokkaido - 28 de setembro de 2025 5:50 am
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am