Conselho de Segurança da ONU dividido sobre o lançamento de mísseis da Coréia do Norte
Uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir o lançamento de mísseis norte-coreanos falhou em emitir uma declaração após a oposição da China e da Rússia.
A Coréia do Norte disparou um míssil, na terça-feira (28), de sua região norte em direção ao leste. Um anúncio feito por Pyongyang no dia seguinte disse que foi o primeiro lançamento de teste de seu míssil hipersônico recém desenvolvido, o Hwasong-8.
O Conselho da ONU realizou uma reunião de emergência a portas fechadas na sexta-feira, a pedido dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França.
O Embaixador Martin Kimani, atual presidente do Conselho da ONU do Quênia, disse aos repórteres que não haveria nenhuma declaração. Ele explicou que os enviados expressaram suas opiniões durante a reunião.
Fontes da ONU dizem que os membros americanos e europeus pediram uma declaração expressando preocupação, dizendo que o lançamento empregou tecnologia de mísseis balísticos em violação às resoluções do Conselho de Segurança.
Mas a China e a Rússia se opuseram à iniciativa.
A reunião foi, inicialmente, marcada para quinta-feira (30), mas as fontes dizem que foi adiada depois que a China expressou relutância em relação à sessão.
O Conselho, anteriormente, não conseguiu chegar a um acordo sobre uma resposta unida aos lançamentos de mísseis balísticos de Pyongyang em uma reunião de emergência em 15 de setembro.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am

