Começa a campanha eleitoral da Câmara Baixa do Japão
Centenas de candidatos lançam oficialmente suas campanhas nesta terça-feira (19) para eleições da Câmara Baixa do Japão.
Os eleitores irão votar no final do mês para escolher seu governo.
Os candidatos estão prontos para enfrentar o que será, efetivamente, uma corrida de um contra um entre os campos do governo e da oposição em muitos círculos eleitorais.
Todos os 465 assentos na poderosa Câmara dos Deputados estão prontos para serem conquistados. 289 serão de distritos de um único assento e 176 através de um sistema de representação proporcional.
O limite para uma maioria é de 233 assentos.
O primeiro-ministro Kishida Fumio declara que, se a coalizão governante pudesse garantir uma maioria, ele a consideraria uma vitória. A coalizão detinha 305 assentos quando ele dissolveu a câmara na semana passada.
Os partidos da oposição estão colocando um candidato unificado em mais de 200 distritos de um único assento para evitar a divisão dos votos e beneficiar os candidatos da coalizão.
Esta é a primeira eleição da Câmara em quatro anos, e a primeira votação em todo o país desde o início da pandemia.
Espera-se que os candidatos debatam questões como medidas anti-coronavírus e formas de colocar a economia japonesa de volta aos trilhos.
A campanha oficial se estenderá por 12 dias, até 30 de outubro, um dia antes da votação.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am