38 aeronaves militares chinesas invadem espaço aéreo de Taiwan
Taiwan informa que 38 aeronaves militares chinesas entraram em sua Zona de Identificação de Defesa Aérea, Air Defense Identification Zone – ADIZ, nesta sexta-feira (1), a maior incursão das forças chinesas em um único dia, até hoje.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que 25 das aeronaves, incluindo caças e bombardeiros, voaram para a zona sobre as águas a sudoeste de Taiwan durante o dia. Diz ainda que mais 13 aeronaves voaram para a zona durante a noite.
Doze deles passaram pelo Canal Bashi, entre Taiwan e as Filipinas, alcançando águas do lado do Pacífico de Taiwan, antes de voltar pela mesma rota.
A entrada de 38 aviões militares chineses na zona em um único dia é a maior ação de seu tipo desde que o Ministério da Defesa de Taiwan começou a liberar dados no formato atual, em setembro do ano passado.
Uma análise especializada, publicada online pelo jornal de taiwanês China Times, disse que Pequim estava mostrando sua força militar para coincidir com o Dia Nacional.
Ele disse que a incursão demonstra que a China é capaz de ataques noturnos às forças navais e aéreas além do que a China chama de a primeira cadeia de ilhas.
A Marinha dos EUA tweetou que um porta-aviões norte-americano estava navegando em águas próximas às Filipinas por volta da mesma época. Não se sabe se existe alguma correlação entre a viagem e a incursão dos militares chineses.
O primeiro-ministro de Taiwan, Su Tseng-chang, disse que a “agressão” militar da China está prejudicando a paz regional.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















