Talibã diz que visa um governo inclusivo
Os Talibãs descreveram seu governo de gestão como temporário e se comprometeram a estabelecer uma administração inclusiva no futuro.
O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, deu a opinião em entrevista exclusiva com a NHK em Cabul na quarta-feira (15).
Ele pediu à comunidade internacional que levantasse o congelamento dos bens do governo afegão no exterior e reconhecesse o governo de gestão.
Mujahid afastou as preocupações da comunidade internacional de que o governo provisório é composto apenas por membros sênior do Talibã.
Ele enfatizou que as discussões estão em andamento para incluir muitas outras pessoas com o objetivo de formar um governo inclusivo.
Ele também expressou a determinação de construir bons laços com a comunidade internacional através da diplomacia. Ele disse que quando o Afeganistão se beneficiar, o mundo também se beneficiará, e a estabilidade no país é de importância para o resto do mundo.
Em relação ao Japão, ele disse que as relações bilaterais têm sido positivas, historicamente, e que o Talibã deseja promover ainda mais os laços, pois o Afeganistão está precisando da assistência do Japão.
Referindo-se ao médico japonês e operador humanitário Nakamura Tetsu, que foi morto a tiros por um grupo armado em 2019, Mujahid disse que Nakamura era uma pessoa amável e dedicada a melhorar a vida do povo afegão.
Ele disse que, tanto quanto o Talibã sabia, os assassinos foram pagos para atirar nele. Ele expressou a determinação de investigar o assassinato, dizendo que uma vez que o Talibã esteja pronto, eles irão rastrear os perpetradores e responsabilizá-los por suas ações.
- Fraudes especiais batem recorde e 70% envolvem falsos policiais - 12 de fevereiro de 2026 8:58 pm
- Oposição no Japão inicia disputa pela liderança após derrota eleitoral - 12 de fevereiro de 2026 8:54 pm
- Nikkei 225 bate novo recorde intradiário e fecha em leve queda - 12 de fevereiro de 2026 8:48 pm
















