Talibã divide estudantes nas universidades por gênero
O ministro interino da educação superior do governo provisório do Talibã informou que as mulheres no Afeganistão podem continuar a estudar em universidades, mas os estudantes serão divididos por gênero quando tiverem aulas.
Abdul Baqi Haqqani fez o comentário em uma coletiva de imprensa no domingo (12), na capital Cabul. Ele delineou uma política sobre educação, que o Talibã havia negado a meninas e mulheres quando eles estavam no poder pela última vez.
Haqqani disse que o Talibã começará a construir sobre “o que existe hoje”. Mas ele acrescentou que mudarão qualquer prática que contradiga os ensinamentos islâmicos e a cultura afegã.
O ministro em exercício indicou que os estudantes terão aulas em edifícios diferentes das mulheres, as salas de aula serão divididas entre estudantes masculinos e femininos, ou que as aulas serão escalonadas por gênero.
Haqqani também sugeriu que os alunos serão, em princípio, ensinados por professores do mesmo sexo que eles. Ele acrescentou que as alunas devem usar hijabs.
O ministro em exercício expressou sua intenção de reabrir as universidades nacionais, pedindo aos professores que retornem aos seus locais de trabalho.
Uma aluna da Universidade de Cabul disse à NHK que as professoras sabem que deixaram seus empregos e que os estudantes também fugiram do Afeganistão. Ela acrescentou que quer ir para o exterior, pois não pode ter esperança no futuro do Afeganistão.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















