Taiwan se inscreve formalmente para aderir ao pacto comercial CPTPP
Taiwan solicitou oficialmente a adesão ao Acordo Abrangente e Progressivo de Parceria Trans-Pacífico, ou Comprehensive and Progressive Agreement for Trans-Pacific Partnership – CPTPP.
Um porta-voz do Gabinete de Taiwan anunciou o pedido na quarta-feira (22). A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que o ministro de assuntos econômicos, Wang Mei-hua, dará mais detalhes sobre a solicitação na quinta-feira.
Wang tinha expressado a determinação de aderir ao pacto, dizendo que Taiwan tem mantido conversações não oficiais com os países participantes. Ela também havia dito que Taiwan, naturalmente, se aplicaria quando o tempo estivesse oportuno.
Wang também havia dito que Taiwan estava trabalhando na legislação para atender aos rigorosos critérios de entrada no CPTPP.
A China anunciou na semana passada que havia solicitado a adesão ao pacto comercial, anteriormente conhecido como CPTPP. A China, que alega que Taiwan é uma parte do país, deve se opor ao movimento de Taiwan.
A CPTPP tem atualmente 11 nações signatárias.
Eles têm uma população conjunta de cerca de 500 milhões de habitantes e um PIB agregado de mais de 11 trilhões de dólares, representando 13% do total mundial.
As nações participantes simplificaram as regras sobre comércio e investimento. Eles concordaram em reduzir ou remover as tarifas sobre a maioria dos produtos industriais e agrícolas.
- Joshua Jamison lança álbum com raízes texanas - 14 de novembro de 2025 8:44 am
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
















