24 C
Kóka
domingo, 10 agosto, 2025 8:18: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Taiwan considera ‘risco’ se a China entrar na CPTPP primeiro

As autoridades de Taiwan dizem que o país espera aderir a um acordo de livre comércio do Pacífico, com 11 membros, como uma estratégia de desenvolvimento econômico a longo prazo. Mas dizem que se a China aderir primeiro ao pacto, isso representaria um "risco" significativo para a adesão de Taiwan.

Taiwan considera ‘risco’ se a China entrar na CPTPP primeiro

As autoridades de Taiwan dizem que o país espera aderir a um acordo de livre comércio do Pacífico, com 11 membros, como uma estratégia de desenvolvimento econômico a longo prazo. Mas dizem que se a China aderir primeiro ao pacto, isso representaria um “risco” significativo para a adesão de Taiwan.

O ministro de Taiwan encarregado das negociações comerciais, Deng Chen-chung, falou com repórteres na quinta-feira (23), um dia depois que país solicitou formalmente a adesão ao Acordo Abrangente e Progressivo de Parceria Trans-Pacífico, ou Comprehensive and Progressive Agreement for Trans-Pacific Partnership – CPTPP.

A China disse, na semana passada, que havia se candidatado para aderir ao CPTPP. Aparentemente, a ação tem a intenção de aumentar sua influência na região da Ásia-Pacífico.

Sob seu princípio de uma só China, espera-se que Pequim se oponha fortemente à candidatura de Taiwan.

Taiwan está excluído de muitas organizações internacionais, já que Pequim mantém Taiwan como parte da China.

Deng disse que a candidatura de Taiwan não tem nenhuma conexão com a candidatura da China. Ele disse que há um risco para a candidatura de Taiwan se a China aderir primeiro, mas enfatizou que Taiwan está mais qualificado para participar do pacto.

Ele disse que o CPTPP exige que cada membro esteja aberto e disposto a cumprir as regras do acordo.

Deng disse que Taiwan tem uma economia de mercado completa, compartilha valores básicos da democracia e do Estado de direito, e respeita a propriedade privada. Ele acrescentou que todos deveriam saber como é a situação da China.

Ele também disse que os países membros da CPTPP representam mais de 24% do comércio total de Taiwan em termos de valor. Ele disse que Taiwan tem o objetivo de aderir ao pacto por seu próprio interesse.

A adesão ao pacto requer a aprovação de todos os membros. As propostas rivais da China e de Taiwan podem apresentar dificuldades para os membros, inclusive para o Japão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img