Quatro chegam ao Japão depois de fugirem do Afeganistão
Quatro evacuados do Afeganistão desembarcaram no Japão. Eles são o primeiro grupo entre as cerca de 500 pessoas que o governo japonês tem procurado ajudar na evacuação do Afeganistão.
Uma aeronave carregando os quatro aterrissou no aeroporto de Narita, perto de Tóquio, no domingo (12) à noite, após uma escala no Qatar. Ao aterrissar, eles foram levados para a seção de testes do coronavírus chinês do aeroporto.
Os evacuados estavam entre as 10 pessoas que chegaram ao vizinho Paquistão por terra na semana passada. Eles são funcionários afegãos da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Japan International Cooperation Agency – JICA, e membros de suas famílias.
Seis outros são esperados para chegar ao Japão na segunda-feira (13).
As 10 pessoas são as primeiras da lista do Japão que são conhecidas por terem escapado do Afeganistão desde a retirada dos aviões da Força de Auto-Defesa Japonesa, Self-Defense Force – SDF, enviados para evacuar tais pessoas.
No mês passado, a missão da SDF transportou um japonês e 14 afegãos para o Paquistão. Mas cerca de 500 outros, incluindo funcionários afegãos da Embaixada do Japão, ainda estão tentando fugir do Afeganistão.
O governo japonês planeja pedir ao Talibã que coopere para garantir a passagem segura de pessoas que queiram deixar o Afeganistão.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















