Provável submarino chinês detectado perto da Ilha Amami
A Força de Auto-defesa Marítima do Japão, Japan’s Maritime Self-Defense Force – JMSDF, detectou um submarino estrangeiro navegando na zona contígua, logo após as águas territoriais do país, a leste da Ilha Amami-Oshima, na Prefeitura de Kagoshima, na sexta-feira (10).
Destroyer e aviões patrulha da SDF seguiram o submarino, que estava submerso e se dirigia para noroeste.
O submarino havia deixado a zona contígua sem entrar nas águas territoriais do Japão até a manhã de domingo (12), e foi visto navegando para o oeste no Mar da China Oriental.
Oficiais do Ministério da Defesa dizem que o submarino pertence à marinha chinesa, pois um destroyer chinês foi avistado navegando perto do submarino.
É a primeira vez que um submarino estrangeiro é detectado na zona contígua sem subir, desde junho do ano passado, quando o que se acredita ser um submarino chinês estava navegando perto da mesma ilha.
Segundo a lei internacional, submarinos que navegam dentro das águas territoriais de outro país têm que subir e exibir suas bandeiras nacionais, mas não há tais regras para zonas contíguas.
O Ministério da Defesa está analisando o objetivo do submarino.
O Ministro da Defesa, Kishi Nobuo, que atualmente está visitando o Vietnã, instruiu as autoridades a coletar informações e implementar totalmente a vigilância com urgência.
- Ataque russo com drones mata crianças na Ucrânia - 30 de abril de 2025 12:22 pm
- Japão e Coreia do Sul querem fechar acordos com EUA - 30 de abril de 2025 10:38 am
- Trump suaviza impacto de tarifas para montadoras - 30 de abril de 2025 10:29 am