Provável submarino chinês detectado perto da Ilha Amami
A Força de Auto-defesa Marítima do Japão, Japan’s Maritime Self-Defense Force – JMSDF, detectou um submarino estrangeiro navegando na zona contígua, logo após as águas territoriais do país, a leste da Ilha Amami-Oshima, na Prefeitura de Kagoshima, na sexta-feira (10).
Destroyer e aviões patrulha da SDF seguiram o submarino, que estava submerso e se dirigia para noroeste.
O submarino havia deixado a zona contígua sem entrar nas águas territoriais do Japão até a manhã de domingo (12), e foi visto navegando para o oeste no Mar da China Oriental.
Oficiais do Ministério da Defesa dizem que o submarino pertence à marinha chinesa, pois um destroyer chinês foi avistado navegando perto do submarino.
É a primeira vez que um submarino estrangeiro é detectado na zona contígua sem subir, desde junho do ano passado, quando o que se acredita ser um submarino chinês estava navegando perto da mesma ilha.
Segundo a lei internacional, submarinos que navegam dentro das águas territoriais de outro país têm que subir e exibir suas bandeiras nacionais, mas não há tais regras para zonas contíguas.
O Ministério da Defesa está analisando o objetivo do submarino.
O Ministro da Defesa, Kishi Nobuo, que atualmente está visitando o Vietnã, instruiu as autoridades a coletar informações e implementar totalmente a vigilância com urgência.
- Irmã de Kim pressiona Seul após incidente com drone - 13 de fevereiro de 2026 8:37 pm
- Preços de imóveis novos caem em 88% das grandes cidades chinesas - 13 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- PayPay prepara abertura de capital na bolsa Nasdaq dos EUA - 13 de fevereiro de 2026 7:41 pm
















