ONU preocupada com a intimidação da mídia afegã
As Nações Unidas expressaram preocupação com a intimidação da mídia no Afeganistão, controlado pelo Talibã, após uma série de detenções de jornalistas.
As autoridades do Talibã detiveram repórteres cobrindo protestos que exigiam a proteção dos direitos das mulheres.
Dois jornalistas, de um jornal local dizem, que foram detidos e espancados pelo pessoal de segurança do Talibã depois de cobrir um protesto em Cabul na quarta-feira (8).
Após sua libertação, os jornalistas disseram numa coletiva de imprensa na quinta-feira (9) que o jornalismo deixará de existir dentro de poucos meses se o Taliban continuar com tais atos.
Os líderes do Talibã dizem que respeitarão os direitos dos trabalhadores da mídia dentro da estrutura da lei islâmica.
Mas uma associação local de jornalistas disse que pelo menos 14 jornalistas cobrindo protestos foram detidos na terça e quarta-feira.
A Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Afeganistão, Deborah Lyons, disse ao Conselho de Segurança, nesta quinta-feira (9), que os funcionários da ONU estão preocupados com o aumento da violência, incluindo a intimidação da mídia.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















