Novos casos de coronavírus chinês continuam a cair no Japão
O número de novos casos de coronavírus chinês relatados no Japão, nesta sexta-feira (10), continuou a diminuir. Isto ocorre quando o governo está estendendo o estado de emergência em muitas partes do país, incluindo Tóquio e Osaka.
As autoridades confirmaram quase 8.900 infecções na sexta-feira. O número médio de novos casos nos últimos sete dias foi de 64% do que na semana anterior.
Mas o governo disse que o sistema médico ainda está sobrecarregado. Decidiu estender as medidas anti-vírus rigorosas para além deste fim de semana, até o final do mês.
A vacinação continua a progredir de forma constante. O governo disse que todos os que quiserem tomar as vacinas as receberão até outubro ou novembro.
As autoridades planejam aliviar as restrições usando um sistema que verifica os certificados de vacinação ou os resultados negativos dos testes. As restrições em bares e restaurantes, assim como as viagens através das fronteiras da província, seriam flexibilizadas.
Mas os especialistas dizem que as medidas não devem ser flexibilizadas até que o estado de emergência seja levantado. Eles observam que ainda há mais de 2.000 pacientes em todo o país em estado grave.
A professora da Universidade de Toho, Tateda Kazuhiro, disse: “As pessoas precisarão continuar a tomar várias precauções quando viajarem ou comerem fora. Será importante relaxar as restrições às atividades das pessoas, um passo de cada vez”.
Ele diz que as autoridades devem tentar minimizar o número de novos casos para evitar outro surto.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am