Nações do sudeste asiático preocupadas com acordo AUKUS
Países do sudeste asiático estão preocupados de que uma nova estrutura de segurança entre os Estados Unidos, Grã-Bretanha e a Austrália possa intensificar uma corrida armamentista e aumentar as tensões na região.
Sob o acordo AUKUS, os EUA e a Grã-Bretanha ajudarão a Austrália a construir submarinos movidos a energia nuclear, tendo em mente as crescentes atividades marítimas da China.
A parceria está levantando preocupações entre as nações que estão em desacordo com Pequim sobre reivindicações territoriais ou interesses marítimos no Mar do Sul da China.
O primeiro-ministro malaio, Ismail Sabri Yaakob, disse ao primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, na sexta-feira (17) que o acordo “AUKUS poderia potencialmente provocar outras potências a agir de forma mais agressiva, especialmente dentro da região do Mar do Sul da China”.
O Ministério das Relações Exteriores da Indonésia emitiu uma declaração dizendo que o país “está profundamente preocupado com a contínua corrida armamentista e a projeção de poder na região”.
O Secretário de Defesa Nacional das Filipinas, Delfin Lorenzana, enfatizou a posição de neutralidade de sua nação em relação ao AUKUS, dizendo que Manila quer manter boas relações bilaterais de defesa com todos os países da região.
O acordo AUKUS provavelmente será discutido em uma cúpula da ASEAN agendada para o final de outubro.
- Conflito sectário no sul da Síria já deixa mais de mil mortos - 21 de julho de 2025 7:31 am
- Dupla de DJs Belyi & Kirr conquista o mundo com “Good Karma” - 21 de julho de 2025 5:58 am
- Dupla The Beard and The Bird lança balada nostálgica - 21 de julho de 2025 5:44 am