Motegi deverá visitar New York este mês
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Motegi Toshimitsu, está considerando uma visita a New York no final deste mês, para manter conversações com seu homólogo. Fontes do Ministério das Relações Exteriores dizem que a visita está sendo organizada para coincidir com a Assembléia Geral da ONU.
Motegi também deve presidir uma reunião ministerial de quatro países – Japão, Alemanha, Brasil e Índia – que estão se candidatando a membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Os tópicos para discussão incluirão a reforma do conselho, incluindo a expansão do órgão.
O primeiro-ministro japonês Suga Yoshihide não está considerando participar da assembléia da ONU. Estão sendo tomadas providências para que ele envie uma mensagem de vídeo em seu lugar.
Suga está agendado para participar de uma cúpula quadripartite com os líderes dos Estados Unidos, Austrália e Índia a ser realizada em 24 de setembro em Washington. Ele planeja discutir medidas contra o coronavírus chinês e a situação no Afeganistão, entre outras questões.
Espera-se também que Suga realize conversações separadas à margem da reunião.
Esta será, provavelmente, sua última visita a um país estrangeiro como primeiro-ministro.
Suga renunciará ao cargo de primeiro-ministro no final deste mês, quando seu mandato como presidente do principal partido governante, o Partido Liberal Democrático, expira.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am