Moeda de Myanmar desvaloriza, afetando a vida das pessoas
A moeda de Myanmar caiu de valor desde o golpe militar em fevereiro, afetando seriamente a vida das pessoas com o aumento dos preços dos bens importados.
O banco central do país estabelece, agora, uma taxa de câmbio de referência de 1.921 kyat por dólar. Isso significa que a moeda de Myanmar caiu mais de 40% em relação ao dólar desde que os militares tomaram o poder.
Mas o valor do kyat caiu ainda mais nos balcões de câmbio. O dólar estava sendo negociado a cerca de 2.700 kyat na maior cidade de Yangon na quarta-feira (29) à tarde.
Acredita-se que um número crescente de cidadãos prefere ter a moeda dos EUA em preocupações com o futuro. Mas algumas casas de câmbio deixaram de exibir a taxa de câmbio do dólar.
A depreciação do kyat fez com que os preços das mercadorias importadas subissem. Relatórios dizem que os preços da gasolina dobraram desde antes do golpe, e os preços dos medicamentos também estão em alta.
O banco central intensificou, temporariamente, os controles na tentativa de administrar as taxas de câmbio e tem intervindo repetidamente no mercado para sustentar a moeda. Mas há poucas perspectivas de que isso impeça a desvalorização da moeda.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















