Irã continua o desenvolvimento nuclear diz Agência Internacional de Energia Nuclear
A Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, disse que o Irã continua a enriquecer urânio até 60% de pureza, um nível muito além dos limites estabelecidos no acordo nuclear de 2015.
Um dos últimos relatórios da AIEA sobre o programa de desenvolvimento nuclear do Irã disse que o país tinha cerca de 10 quilos de urânio enriquecido até esse nível.
O nível é muito maior do que o limite de 3,67% de pureza estabelecido no acordo.
O relatório também disse que uma das quatro câmeras de vigilância da AIEA instaladas em uma instalação relacionada à centrífuga foi destruída e outra gravemente danificada.
Nos termos do acordo de 2015, o Irã concordou em restringir suas atividades nucleares em troca do levantamento das sanções.
A administração do ex-presidente americano Donald Trump retirou unilateralmente Washington do acordo e reinstituiu sanções americanas contra o Irã.
O Irã reagiu procedendo com o desenvolvimento nuclear, violando o acordo.
Em abril, a administração do presidente dos EUA Joe Biden iniciou conversações indiretas com o Irã em uma tentativa de salvar o acordo, mas as negociações estagnaram devido a desacordos sobre questões incluindo a extensão do alívio de sanções.
Espera-se que a AIEA discuta o Irã em sua reunião de diretoria na próxima semana.
- Índice Nikkei 225 cai brevemente abaixo de 40 mil pontos - 5 de agosto de 2025 4:57 am
- Coreia do Sul remove alto-falantes na fronteira com o Norte - 5 de agosto de 2025 4:42 am
- Embaixador do Japão visita Pavilhão Brasil na Expo 2025 - 5 de agosto de 2025 3:28 am