Greta ataca Bolsonaro e fala sobre destruição da Amazônia
Ativista de esquerda disse que o Brasil alimenta queimadas.
A ativista de esquerda Greta Thunberg subiu o tom nesta sexta-feira, 10, contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ela, o Poder Executivo “alimenta a destruição” da Amazônia. “O Brasil não tem desculpas para não assumir sua responsabilidade”, disse, em audiência pública no Senado. “A Amazônia, os pulmões do mundo, agora está no limite e emitindo mais carbono do que consumindo por causa do desmatamento e das queimadas.”
Greta afirmou ainda que “defende os povos indígenas do Brasil” e que muitos “estão sendo ameaçados de morte”, sem mencionar quais. A ativista foi convidada por parlamentares de esquerda para falar sobre o mais recente Painel Intergovernamental de Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas. Em tom alarmista, Greta discorreu sobre eventos naturais extremos, como tempestades, enchentes, furacões, ciclones, entre outros.
Inpe versus Greta
Não obstante as declarações da ativista, o desmatamento na Amazônia recuou pelo segundo mês consecutivo em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 819 quilômetros quadrados foram desmatados no último mês, o que representa 32% a menos em relação ao verificado em 2020 — 1.499 quilômetros quadrados.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am