Falta de tratado de paz com o Japão é “nonsense” diz Putin
O presidente russo Vladimir Putin salientou sua vontade de continuar as negociações do tratado de paz com o Japão, que incluem a questão das quatro ilhas russas reivindicadas pelo Japão.
Putin falou em um fórum econômico internacional realizado na cidade russa de Vladivostok, no Extremo Oriente, na sexta-feira (3).
Putin considerou a ausência de um tratado de paz “nonsense”, e disse que a Rússia nunca rejeitou o processo que leva à assinatura do tratado.
A Constituição da Rússia foi emendada no ano passado para proibir a cessão de território. Mas Putin disse que isso não mudará a abordagem de Moscou em termos de conclusão do tratado.
Putin acrescentou que as negociações devem acompanhar as garantias de segurança da Rússia. Ele reiterou sua crença de que o Japão deve considerar as preocupações da Rússia sobre a aliança de segurança Japão-EUA.
A questão territorial impediu que os dois lados concluíssem o tratado. A Rússia controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês sustenta que as ilhas são uma parte inerente do território japonês. Diz que as ilhas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
No fórum, Putin também disse que as empresas japonesas e outras empresas estrangeiras que fazem negócios nas ilhas estarão isentas dos principais impostos por 10 anos. Ele acrescentou que a área também se tornaria uma zona livre de tarifas.
- Forte calor atinge o Japão no fim de semana prolongado - 20 de julho de 2025 2:05 am
- Japão identifica rocha mais antiga já encontrada no sistema solar - 20 de julho de 2025 1:35 am
- UE reduz teto do petróleo russo para ampliar sanções - 20 de julho de 2025 1:23 am