Especialistas não têm certeza se as mortes estão ligadas as vacinas da Moderna
Um painel de especialistas no Japão disse que ainda não pode determinar se existe uma relação causal entre a vacina contra o coronavírus chinês da Moderna e a morte de três receptores.
Aos três homens foram dadas doses de um dos lotes de Moderna recolhidos, após partículas de aço inoxidável terem sido encontradas em alguns frascos não abertos, em agosto.
Não foram encontradas partículas no lote do qual os homens receberam suas doses, mas não foi descartada a contaminação. Todos os três morreram dentro de dias após terem sido inoculados em agosto.
O painel do Ministério da Saúde divulgou um relatório provisório na sexta-feira (10). Ele disse que uma autópsia mostrou que um dos homens, de 38 anos, muito provavelmente morreu de arritmia. O relatório disse que as causas das mortes dos outros dois, com 30 e 49 anos de idade, permanecem pouco claras.
Especialistas dizem que não podem julgar neste momento se as mortes estão ligadas às vacinas, independentemente de as ampolas terem sido contaminadas. Eles citaram uma falta de informação.
O Ministério da Saúde e o distribuidor da vacina estãorecolhendo mais de 1,6 milhões de doses de 900 locais em todo o país.
O ministério planeja continuar as inoculações usando outros lotes Moderna, dizendo que não há preocupações sérias que afetariam a vacinação.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am