Conselho de Segurança da ONU dividido em relação aos lançamentos de mísseis da Coréia do Norte
Membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas não conseguiram, novamente, chegar a um acordo sobre uma resposta unida aos lançamentos de mísseis balísticos da Coréia do Norte.
O Conselho realizou uma reunião de emergência a portas fechadas na quarta-feira (15), a pedido da França e da Estônia, para discutir os últimos testes de mísseis do Norte.
O embaixador da França na ONU, Nicolas de Riviere, disse aos repórteres que os lançamentos são uma violação das resoluções do Conselho de Segurança, e ele os condenou fortemente como uma ameaça aos países vizinhos, incluindo Japão e Coréia do Sul, bem como ao mundo.
Ele disse que os países membros trocaram opiniões, mas que é pouco provável que emitam uma declaração.
A Irlanda, que detém a presidência rotativa do Conselho este mês, postou uma mensagem no Twitter exortando a Coréia do Norte a se engajar em um diálogo para proporcionar paz duradoura e desnuclearização. A reunião, aparentemente, terminou com os membros apenas declarando suas respectivas posições.
O Conselho não conseguiu chegar a um acordo sobre uma resposta conjunta quando a Coréia do Norte lançou mísseis balísticos em março.
Os EUA e alguns países europeus estão exigindo que a Coréia do Norte cumpra as resoluções da ONU, enquanto que a China e a Rússia estão exigindo a flexibilização das sanções contra o Norte.
- Visita aos túmulos marca feriado de Bon em Kirishima depois de fortes chuvas - 14 de agosto de 2025 1:24 am
- Pesquisa NHK mostra que 49% apoiam permanência de Ishiba como primeiro-ministro - 14 de agosto de 2025 12:44 am
- Relatório anual de Direitos Humanos dos EUA reduz críticas a Israel e amplia foco no Brasil - 14 de agosto de 2025 12:39 am