China suspenderá mais importações de frutas de Taiwan
A China suspenderá a importação de mais dois tipos de frutas de Taiwan, citando preocupações com pragas, após interromper as importações de abacaxis taiwaneses pelo mesmo motivo desde de março.
O Conselho de Agricultura de Taiwan disse neste domingo (19), que havia sido informado pelas autoridades alfandegárias chinesas que suspenderiam as importações de maçãs de açúcar e maçãs em cera a partir de segunda-feira (20), depois que as pragas foram, repetidamente, detectadas.
O Conselho disse ter sido informado pela China de que as frutas haviam sido reprovadas em várias ocasiões na alfândega até junho.
O conselho acrescentou que não foram recebidas notificações de falhas de triagem desde que intensificou suas medidas.
Mais de 90% das maçãs de açúcar e maçãs em cera exportadas de Taiwan vão para a China.
O anúncio da suspensão ocorre quando Taiwan comemora as tradicionais festas de meados de outono.
O Conselheiro de Ministros da Agricultura, Chen Chi-Chung, descreveu a medida como politicamente motivada, dizendo que é inaceitável anunciar a decisão durante as férias e iniciar a suspensão com apenas um dia de antecedência.
Chen argumentou que a ação da China carece de provas científicas e não está em conformidade com as regras do comércio internacional.
Ele sugeriu que Taiwan pode levar o assunto à Organização Mundial do Comércio se Pequim não tomar medidas para resolver a questão até o final de setembro.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am
















