China critica cúpula do grupo Quad
A China criticou a cúpula quadripartite dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Índia, alegando que o grupo regional está tendo como alvo a China.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, falou aos repórteres sobre a aliança Quad na sexta-feira (24), um dia antes da reunião dos líderes dos quatro países nos EUA.
Zhao disse que nenhum mecanismo de cooperação regional deveria visar outro país ou minar seus interesses. Ele disse que formar um pequeno círculo exclusivo visando outros países é contrário à tendência dos tempos, e não pode ganhar apoio.
Zhao enfatizou que é óbvio para todos que a China tem defendido a paz, a estabilidade e a prosperidade do mundo e da região da Ásia-Pacífico.
Ele acrescentou que os países relevantes deveriam ver o desenvolvimento da China corretamente.
O jornal Global Times, que é afiliado ao Partido Comunista Chinês, publicou na sexta-feira um editorial intitulado “mecanismo Quad transformando-se em ‘sinistro bando do Indo-Pacífico'”.
Ele disse que o objetivo do mecanismo é “cercar a China”. Diz que mesmo que “possa formar um cerco à China”, ele “nunca bloqueará o desenvolvimento e o crescimento duradouros da China, nem a diligência e a determinação do povo chinês em progredir”.
O artigo adverte o Japão, a Índia e a Austrália a não seguir os EUA no confronto com a China, dizendo que “não hesitará em puni-los” uma vez que eles “pisem na linha vermelha dos interesses centrais da China”.
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am
- Johnson critica plano de paz de Trump: Ucrânia “não ganha nada” - 18 de agosto de 2025 1:10 am