ASEAN está observando de perto a reunião do Quad
Países da ASEAN estão de olho no que emerge da cúpula do Quad, pois temem que a rivalidade crescente entre a China e os Estados Unidos possa colocá-los em uma posição difícil.
Os membros da ASEAN pretendem encontrar um equilíbrio entre as duas potências. Eles querem laços fortes com ambos os países, mantendo a unidade da ASEAN.
Estão desconfiados das atividades de Pequim no Mar do Sul da China. Mas desejam evitar o confronto, pois a presença econômica da China na Ásia vem crescendo. A China também tem fornecido milhões de doses de vacinas à Tailândia e a outros países.
O Secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin e a Vice-Presidente Kamala Harris visitaram a região durante o verão para reafirmar a cooperação de Washington em vista da crescente influência da China.
O Ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi visitou o Camboja, Cingapura e Vietnã no início deste mês, numa aparente tentativa de combater os EUA.
Anteriormente, a Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos anunciaram a formação de um pacto de defesa chamado AUKUS. Mas os países da ASEAN expressaram sua preocupação.
A cúpula anual da ASEAN será realizada em outubro.
Fontes dizem que a crescente influência da China e as crescentes tensões entre Pequim e Washington dominarão as discussões.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















