Altos secretários dos EUA visitarão o Qatar
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o Secretário de Estado, Antony Blinken, visitarão o Qatar em uma aparente tentativa de fortalecer os laços diplomáticos e de segurança com o país, que construiu relações com o Talibã.
Um porta-voz do Pentágono disse que Austin partirá dos EUA neste domingo (5) para viajar ao Qatar, Bahrein, Kuwait e Arábia Saudita. Blinken está programado para chegar ao Qatar na segunda-feira (6).
O porta-voz disse que Austin usará a viagem para agradecer aos parceiros regionais e aos líderes militares por sua cooperação na evacuação de americanos, afegãos e cidadãos de outras nações do Afeganistão.
O porta-voz acrescentou que Austin também reafirmará as “fortes relações de defesa de Washington na região”. O Qatar sedia o escritório político do Talibã, que serve como uma instalação de ligação internacional para o grupo terrorista. A Grã-Bretanha e a Alemanha também enviaram seus principais diplomatas ao Qatar para discutir a situação no Afeganistão e o apoio humanitário.
O governo dos EUA está enfrentando desafios com preocupação para o Afeganistão, incluindo como garantir a evacuação segura dos americanos e outros cidadãos que esperam deixar o país.
Outra questão é como evitar que o Afeganistão se transforme em um centro de terroristas.
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
- Tragédia heroica em Tóquio é lembrada 25 anos depois - 26 de janeiro de 2026 10:34 pm
















