União Européia pronta para conversar com Talibã
A União Européia demonstrou interesse em manter conversações com o Talibã para impedir o agravamento dos problemas humanitários e de refugiados no Afeganistão.
O chefe da política externa da UE, Josep Borrell, falou em uma conferência de imprensa após uma reunião extraordinária dos ministros das relações exteriores da UE na terça-feira (17). Eles discutiram os últimos desenvolvimentos no Afeganistão, onde o governo caiu e o Talibã está reforçando seu controle.
Borrell disse que a UE tem que garantir que a nova situação política “não leve a uma grande escala de movimento migratório em direção à Europa”.
Ele disse que a UE tem que entrar em contato com as autoridades em Cabul, acrescentando: “O Talibã venceu a guerra, então teremos que falar com eles”.
Ele enfatizou a necessidade de um diálogo precoce “para evitar um desastre humanitário e potencial migratório, mas também uma crise humanitária”.
Borrell insistiu que o diálogo não significará que a UE reconheça formalmente o regime governado pelo Talibã.
Ele disse que a UE colocará condições para um apoio contínuo ao novo regime, indicando que ele depende do respeito aos direitos humanos.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am