Ucrânia sedia fórum para reverter a anexação da Crimeia
Pela primeira vez, a Ucrânia realizou uma conferência para reunir o apoio da comunidade internacional para o retorno da Crimeia, que a Rússia anexou há sete anos.
Representantes de mais de 40 países e organizações internacionais participaram da conferência, que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, sediou na capital, Kyiv, na segunda-feira (23). Os principais líderes de países com estreitos laços com a Ucrânia estiveram presentes, como a Polônia e os três estados bálticos.
Em seu discurso, Zelenskyy disse: “A partir de hoje, estamos realmente começando a contagem regressiva para a libertação de nossa terra”.
A secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, que representou os Estados Unidos, condenou a anexação da Crimeia pela Rússia.
Os participantes concordaram em lançar a Plataforma da Crimeia, uma estrutura para os esforços internacionais em andamento para resolver a questão, e adotaram uma declaração conjunta.
A declaração conjunta afirma: “Os participantes da Plataforma Internacional da Crimeia não reconhecem e continuam a condenar a ocupação temporária e a anexação ilegal da Crimeia”.
Zelenskyy salientou, antes da reunião, que alguns países têm medo da Rússia, observando que muitos deles se abstiveram de enviar seus principais líderes.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: “Consideramos este evento extremamente hostil para com nosso país”.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am