Talibã intensifica as buscas por pessoas do antigo regime
Os Talibãs estão intensificando a procura por pessoas ligadas ao governo deposto no Afeganistão, apesar do tom conciliatório de seus líderes desde que tomaram o poder.
Membros sênior do grupo terrorista islâmico enfatizaram que não buscarão represálias contra aqueles que trabalharam para a antiga administração ou para as forças estrangeiras.
Mas os combatentes do Talibã estão fazendo triagem de pessoas nos postos de controle e indo de porta em porta, num sinal aparente de seu controle mais rigoroso.
Um residente da capital, Cabul, disse à NHK que um combatente o inspecionou enquanto ele estava em um táxi na quinta-feira (19).
Ele disse que o terrorista pegou seu smartphone para verificar fotos e posts de mídia social, e o interrogou sobre seus possíveis laços com a administração deposta.
O homem disse que lhe perguntaram por que havia raspado a barba, e foi ameaçado de punição se não crescesse em um mês. Ele disse que estava chocado, e que queria deixar o país, mas não pode.
Os receios de que o Afeganistão seja forçado, sob o severo domínio islâmico, estão crescendo. Em Cabul, na sexta-feira (20), pessoas incluindo mulheres que trabalhavam para o governo organizaram uma manifestação para defender seus direitos.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am