Talibã declara ocupação das principais cidades afegãs
Os Talibãs dizem ter capturado mais três capitais de província no Afeganistão, incluindo Herat, uma cidade estratégica chave no oeste do país.
Os insurgentes reivindicaram o controle das capitais das províncias ocidentais de Herat e Badghis, bem como da capital da província de Ghazni, no sudeste, nesta quinta-feira (12).
O grupo vem obtendo ganhos territoriais rápidos desde a semana passada e agora controla 12 das 34 capitais de província no Afeganistão.
A terceira maior cidade de Herat é especialmente importante estrategicamente devido a sua proximidade com a fronteira com o Irã. A queda da cidade para o grupo armado é um duro golpe para as forças governamentais afegãs.
As imagens que o Talibã postou no Twitter mostram seus combatentes carregando armas enquanto caminham no que o grupo diz ser as instalações da sede da polícia em Herat.
O Talibã tem intensificado sua ofensiva à medida que os militares americanos se retiram gradualmente do Afeganistão, com o objetivo de se retirar completamente até o final deste mês.
Os rebeldes estão travando batalhas ferozes com as forças governamentais em torno da segunda maior cidade de Kandahar, no sul do país.
Muitas pessoas têm fugido para a capital Cabul. As preocupações crescem com uma crise humanitária à medida que os combates se intensificam em todo o país.
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
- Japão abre novos centros de visto na Rússia - 13 de fevereiro de 2026 8:56 pm
















