Talibã adverte os EUA contra prorrogação do prazo de saída do Afeganistão
Um alto dirigente do Talibã advertiu os Estados Unidos para não prorrogar o prazo para que as tropas americanas deixem o Afeganistão.
Suhail Shaheen, que também serve como porta-voz do grupo, disse ao jornal britânico Sky News que uma prorrogação para além do prazo de 31 de agosto equivaleria à prorrogação da ocupação do país pelos Estados Unidos.
O porta-voz disse que tal medida “provocaria uma reação”.
No domingo (22), o presidente dos EUA, Joe Biden, revelou que há discussões entre os funcionários americanos sobre a prorrogação do prazo para supervisionar os esforços de evacuação em Cabul.
Biden disse que, desde a manhã de domingo, quase 28.000 pessoas, incluindo americanos e aliados afegãos, haviam sido evacuadas desde 14 de agosto.
Muitas pessoas se reuniram no aeroporto de Cabul e nos arredores, na esperança de sair do país. Os EUA e outros países continuam os esforços para evacuar seus cidadãos e colaboradores afegãos. Os observadores dizem que os últimos comentários do porta-voz do Talibã estão levantando preocupações sobre como esses esforços poderiam ser afetados.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am