SDF a caminho do Afeganistão para ajudar na evacuação
O Ministro da Defesa japonês, Kishi Nobuo, ordenou às Forças de Autodefesa, Ou Self-Defense Forces, que evacuassem cidadãos japoneses no Afeganistão, juntamente com o pessoal local da Embaixada japonesa no país.
A situação de segurança do país vem se deteriorando desde que o Talibã tomou o poder, há cerca de uma semana.
A SDF transportará cidadãos japoneses do Afeganistão, incluindo aqueles que trabalham para organizações internacionais e afegãos que trabalham para a Embaixada do Japão.
Um avião de transporte C2 da Base Aérea de Miho no oeste do Japão e dois aviões C130 da Base Aérea de Komaki, no centro do Japão, serão enviados.
A aeronave C2 partiu para a Base Miho na segunda-feira (23) à noite, após pegar uma equipe SDF em uma base perto de Tóquio. A decolagem está programada para poucas horas após o reabastecimento.
Os dois C130s partirão para o Afeganistão na terça-feira (24).
Os operadores de transporte farão o deslocamento entre um aeroporto da capital, Cabul, e países ao redor do Afeganistão.
A SDF já foi enviada quatro vezes antes para evacuar cidadãos japoneses de outros países, mas esta é a primeira vez que ela transporta cidadãos não-japoneses sob a lei da SDF.
O Ministério da Defesa disse que centenas de membros das Forças Aéreas e Terrestres de Auto-Defesa serão enviados para o Afeganistão.
De acordo com a lei SDF, eles estão autorizados a usar armas somente quando a vida deles próprios, de outros membros da SDF, ou de pessoas que estejam transportando estiverem em perigo.
O ministério disse que não pode revelar o tipo de armas que eles transportam.
Um funcionário da SDF disse que quer começar a transportar pessoas que querem evacuar no final desta semana, o mais cedo possível.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am