Riscos de chuvas torrenciais em amplas áreas do Japão
As chuvas torrenciais no Japão mudaram-se para a região de Kanto, incluindo a Prefeitura de Kanagawa. As autoridades meteorológicas estão pedindo aos residentes de muitas áreas para permanecerem em alerta para possíveis desastres, incluindo deslizamentos de terra e enchentes.
Um deslizamento de terra na cidade de Okaya, Prefeitura de Nagano, no início da manhã de domingo (15), arrastou cinco pessoas. Três delas foram encontradas sem sinais vitais e duas foram resgatadas.
Um morador disse: “Parecia que a casa inteira estava tremendo. Eu olhei pela janela do andar de cima e vi a casa de um vizinho atingida pela água e desmoronada”.
Outro deslizamento de terra na Província de Nagasaki arrastou duas casas na sexta-feira (13). Uma mulher de 59 anos morreu no sábado (14). Seu marido e sua filha continuam desaparecidos.
Até o meio-dia de domingo (15), três pessoas haviam sido confirmadas mortas em todo o país e outras três estavam sem sinais vitais. Quatro pessoas estão desaparecidas, e três estão feridas.
Na cidade de Takeo, na prefeitura ocidental de Saga, um trecho da estrada foi inundado. A Força de Auto-Defesa juntou-se às operações de resgate.
Na cidade de Hiroshima, os moradores e bombeiros estão ocupados com a limpeza após a lama e a areia terem fluído para áreas residenciais.
Um morador disse: “A lama chegou à minha casa até os joelhos. Está uma verdadeira bagunça. Pensei que poderia ter que fugir a qualquer momento”.
Um aviso de evacuação de nível 5 – o alerta mais alto possível – ainda está em vigor para cerca de 170.000 pessoas nas prefeituras de Chiba, Nagano, Shimane, Hiroshima e Saga.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am