Reino Unido anuncia o fim da missão de evacuação do Afeganistão
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que o país completou sua missão de evacuar expatriados e aliados locais do Afeganistão.
Johnson disse em um vídeo no Twitter, postado neste domingo (29), que “todos os soldados, diplomatas e funcionários públicos remanescentes já partiram”.
Ele também disse: “É o culminar de uma missão diferente de tudo o que vimos em nossas vidas”, acrescentando que “as tropas e oficiais britânicos têm trabalhado sem parar em um prazo limitado e em condições angustiantes”.
Ele expressou gratidão às pessoas envolvidas na missão, e disse que a Grã-Bretanha havia transportado mais de 15.000 pessoas por via aérea em menos de duas semanas.
Referindo-se ao Talibã, Johnson disse: “Se o novo regime em Cabul quer reconhecimento diplomático, ou para desbloquear os bilhões que estão atualmente congelados, eles terão que garantir uma passagem segura para aqueles que desejam deixar o país”.
Ele também exortou o Talibã a “respeitar os direitos das mulheres e meninas, para evitar que o Afeganistão se torne, novamente, uma incubadora de terror global”.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















