Painel aprova a expansão do estado de quase-emergência
O painel consultivo do governo japonês sobre coronavírus chinês aprovou um plano para expandir as medidas anti-vírus focalizadas para mais oito províncias em meio ao aumento de casos em todo o país.
O painel, nesta quinta-feira (5) aprovou o plano para colocar as províncias de Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Aichi, Shiga e Kumamoto sob as restrições quase emergenciais de 8 a 31 de agosto.
Hokkaido, Ishikawa, Hyogo, Kyoto e Fukuoka já introduziram os passos focalizados. A expansão levará o número total de províncias sob as medidas de quase-emergência para 13.
Tóquio, Saitama, Kanagawa, Chiba, Osaka e Okinawa estão atualmente sob estado de emergência do coronavírus chinês.
O Ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, responsável pela resposta ao coronavírus chinês, disse ao painel que novos casos estão aumentando a uma velocidade sem precedentes em muitas partes do país.
Ele disse que o número de pacientes graves também dobrou nas últimas duas semanas, colocando o sistema de saúde sob grande pressão.
Ele disse que a situação entrou numa nova fase, com a variante Delta representando agora 90% dos novos casos em Tóquio e nas áreas circunvizinhas. Ele disse que é mais importante do que nunca que as pessoas compartilhem uma percepção de crise.
Nishimura também disse que as medidas focalizadas incluiriam pedir a bares e restaurantes que parassem de servir álcool em certas partes das prefeituras.
Ele acrescentou que o governo trabalhará para assegurar que os serviços médicos necessários sejam prestados, enquanto incita as pessoas a se absterem de viajar para destinos de férias ou para suas cidades de origem durante as férias de verão.
Nishimura também disse que pedirá àqueles que devem viajar a negócios e para outros fins que se submetam ao teste do coronavírus.
O plano será finalizado pela força-tarefa do governo, que deverá se reunir na quinta-feira à noite, depois que a Dieta for informada.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am