O Talibã está em conversações para formar um novo governo
No Afeganistão, acredita-se que o Talibã está se preparando para estabelecer um novo governo através de conversações com os principais negociadores.
Os militantes têm intensificado seu controle sobre o país, tendo conquistado o controle da capital, Cabul e da maioria das províncias.
Neste contexto, a mídia local noticiou na quarta-feira (18) que membros seniores do Talibã, liderados por Anas Haqqani, se encontraram com Abdullah Abdullah, presidente do Alto Conselho Afegão para Reconciliação Nacional.
Abdullah liderou o processo de paz sob a administração liderada pelo presidente Ashraf Ghani, que fugiu do país.
Haqqani é um irmão do líder da linha dura da Rede Haqqani, acusado de uma série de ataques terroristas.
Haqqani também se encontrou com o ex-presidente afegão Hamid Karzai.
Acredita-se que os dois lados tenham discutido a formação de um novo governo liderado pelo Talibã e como os membros da administração deposto poderiam fazer parte do esquema.
Enquanto isso, combatentes talibãs dispararam contra manifestantes em Jalalabad, a capital da província de Nangarhar, na quarta-feira (18).
A polícia local disse à NHK que os participantes carregavam a bandeira nacional em aparente oposição à bandeira do Talibã.
A Reuters citou várias testemunhas oculares dizendo que o tiroteio deixou pelo menos três pessoas mortas e mais de 10 outras feridas.
- Japão amplia apoio à Ucrânia para restaurar patrimônio cultural - 11 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Opositor venezuelano é colocado em prisão domiciliar - 11 de fevereiro de 2026 9:58 pm
- Japão conquista bronze no salto misto em Milão-Cortina - 11 de fevereiro de 2026 9:54 pm
















