Muitas empresas japonesas no Vietnã estão repatriando seu pessoal
Segundo a NHK, uma pesquisa das empresas japonesas que operam no Vietnã revela que mais de 60% delas estão considerando repatriar seu pessoal, em meio a um surto de infecções por coronavírus chinês no país do sudeste asiático.
As autoridades vietnamitas impuseram medidas anti-infecção rigorosas desde o final de abril na cidade de Ho Chi Minh, onde as empresas japonesas estão concentradas.
A pesquisa realizada pela Câmara de Comércio e Indústria japonesa na cidade de Ho Chi Minh perguntou às empresas associadas sobre seus planos de repatriação. Quatrocentos e setenta e cinco empresas, ou quase a metade do total, responderam.
Trezentas e catorze empresas, ou 66% dos entrevistados, estão considerando trazer para casa, temporária ou permanentemente, seus funcionários japoneses e suas famílias.
Cerca da metade dos funcionários e suas famílias das 314 empresas estão indo para o Japão para serem vacinadas, enquanto 30% irão evacuar.
Muitos dos entrevistados expressaram preocupação com o sistema de saúde local. Um deles disse que as condições sanitárias e os cuidados médicos são de um padrão inferior ao do Japão, acrescentando que muitas pessoas também temem ser levadas pelas autoridades contra sua vontade. Outro disse que a vida de seus filhos está em risco.
Mizushima Kozo, diretor da Câmara de Comércio e Indústria, diz que muitos japoneses decidiram permanecer no Vietnã para evitar o fechamento de uma parte chave da cadeia de fornecimento global.
Mas ele disse que essas pessoas podem ser repatriadas se a situação piorar, o que poderia afetar negativamente as operações dos fabricantes em todo o mundo.
- Festival do baiacu atrai multidão em Shimonoseki - 13 de fevereiro de 2026 2:21 am
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
















