Motegi apela a Myanmar para restaurar o sistema democrático
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Motegi Toshimitsu, apelou aos militares de Myanmar para que restaurem rapidamente o sistema político democrático do país.
Motegi fez o pedido em uma reunião on-line na sexta-feira (6) com os ministros das relações exteriores de cinco países da região do rio Mekong, no sudeste asiático. Os países são Vietnã, Tailândia, Camboja, Laos e Myanmar.
Motegi disse ao representante do exército de Myanmar que o Japão exige, fortemente, a libertação das pessoas detidas e o retorno precoce do país à democracia.
Ele também transmitiu sua preocupação com o recente anúncio da comissão eleitoral de Myanmar de que havia invalidado os resultados das eleições do ano passado. O partido liderado por Aung San Suu Kyi obteve uma vitória esmagadora nas eleições.
Motegi pediu aos militares de Myanmar que aceitassem um enviado especial designado pela ASEAN o mais rápido possível e permitissem que o enviado iniciasse o diálogo com todas as partes.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que o representante de Myanmar respondeu explicando a posição dos militares.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















