Moon expressa a vontade de conversações com o Japão
O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, expressou a vontade de participar de conversações com o Japão para trabalhar em questões-chave bilaterais e globais.
Moon falou em uma cerimônia em Seul no domingo (15) para marcar o aniversário da libertação da Península Coreana do domínio colonial japonês, que durou de 1910 a 1945.
Ele observou que a Coréia do Sul e o Japão compartilham valores como a democracia e uma economia de mercado.
Moon disse que seu governo tem sua porta aberta para o diálogo com Tóquio, não apenas para tratar de questões bilaterais, mas também das ameaças que o mundo enfrenta, tais como a pandemia do coronavírus chinês e a mudança climática.
Ele prometeu lidar com questões históricas baseadas em valores e padrões universais da comunidade internacional.
O presidente expressou expectativas de que as duas nações reunissem sabedoria para superar dificuldades juntas, e mostrassem um modelo de cooperação que fosse adequado para os países vizinhos.
Ele parou de mencionar quaisquer medidas específicas para tratar de questões como o trabalho em tempo de guerra e aquelas referidas como mulheres de conforto.
O governo japonês está exortando a Coréia do Sul a abordar estas questões de forma apropriada. As relações bilaterais continuam tensas, faltando menos de nove meses para terminar o mandato de Moon.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am