Militares de Myanmar formam governo de transição
Militares de Myanmar dizem que formaram um governo de transição no qual o General Sênior Min Aung Hlaing servirá como primeiro-ministro.
A televisão estatal informou a mudança no domingo (1), exatamente seis meses após os militares terem destituído o governo democraticamente eleito.
O anúncio veio do Conselho de Administração do Estado, criado pelos militares após o golpe de fevereiro.
Em um discurso televisionado no mesmo dia, Min Aung Hlaing disse que uma eleição geral será realizada até agosto de 2023.
A agência noticiosa local, Myanmar Now, citou críticos como dizendo que a ação dos militares é tanto um sinal de sua fraqueza quanto uma prova de sua determinação em se manter no poder.
Ela disse que observadores locais e internacionais consideraram o resultado das eleições do ano passado como reflexo do desejo da maioria do povo de Myanmar. O partido de Aung San Suu Kyi teve uma vitória avassaladora na eleição.
O Governo de Unidade Nacional formado por legisladores depostos em apoio a Aung San Suu Kyi ainda não comentou sobre o desenvolvimento.
Myanmar tem visto um rápido surto de infecções por coronavírus chinês. Pelo menos 6.000 pessoas morreram devido ao vírus no mês passado, mas a mídia local sugere que o número real de infecções e mortes é muito maior. Os serviços médicos entraram em colapso de fato.
A turbulência econômica piorou. Na maior cidade de Yangon, o preço dos ovos dobrou à medida que as pessoas se apressam para comprá-los em meio a rumores que dizem que eles evitam a infecção.
Enquanto isso, os chefes de negócios estrangeiros da Associação das Nações do Sudeste Asiático iniciaram uma série de conversações on-line na segunda-feira (2). Espera-se que eles discutam a implementação de um consenso de cinco pontos sobre Myanmar acordado na Reunião de Líderes da ASEAN, em abril.
A reunião exige a cessação imediata da violência no país e o envio de um enviado especial para promover o diálogo entre as partes envolvidas.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am