Japão e Rússia continuarão as negociações do tratado de paz
Altos funcionários do Japão e da Rússia afirmaram que os dois países continuarão as discussões sobre as negociações do tratado de paz, incluindo a questão territorial de quatro ilhas controladas pela Rússia e reivindicadas pelo Japão, bem como a atividade econômica conjunta nas ilhas.
O vice-ministro sênior japonês das Relações Exteriores Yamada Shigeo e o vice-ministro russo das Relações Exteriores Igor Morgulov tiveram conversas telefônicas na segunda-feira (2). Foi a primeira vez em sete meses que foram realizadas conversações bilaterais vice-ministeriais.
As conversações do tratado de paz, incluindo a questão territorial, foram paralisadas. O Japão mantém que as ilhas são uma parte inerente do território do país. Diz-se que elas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
Yamada e Morgulov concordaram em continuar as discussões para encontrar uma solução mutuamente aceitável e trabalhar para implementar a atividade econômica conjunta nas ilhas.
Os dois também discutiram a visita do primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin a uma das ilhas, Etorofu, no final do mês passado. Yamada reiterou a posição do Japão de que a visita é inaceitável. Morgulov explicou a posição da Rússia sobre a visita.
Ele não deu nenhuma explicação sobre uma proposta feita pelo primeiro-ministro russo sobre uma zona especial de isenção de impostos nas quatro ilhas.
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am
- Mulheres participam pela 1ª vez de festival centenário no Japão - 5 de agosto de 2025 5:46 am
- Índice Nikkei 225 cai brevemente abaixo de 40 mil pontos - 5 de agosto de 2025 4:57 am