Incêndios, temperaturas recordes atingem o sul da Europa
Uma onda de calor no sul da Europa produziu temperaturas recordes e provocou centenas de incêndios florestais.
Meteorologistas dizem que as temperaturas na ilha italiana da Sicília chegaram a 48,8 graus na quarta-feira (11). Se verificado, seria a mais alta jamais registrada na Europa, batendo o recorde estabelecido em 1977 em Atenas.
Os incêndios florestais na ilha destruíram casas, fazendas e uma reserva natural. Pelo menos uma pessoa morreu.
Uma mulher na cidade siciliana de Giarrantana disse que o incêndio invadiu seu vilarejo. Ela disse que um parque inteiro e sua área circundante queimaram, e que foi uma catástrofe.
Meteorologistas dizem que a onda de calor vai piorar antes de atingir o pico no fim de semana. O governo declarou o estado de emergência.
Na Grécia, milhares de bombeiros, de mais de uma dúzia de países, estão tentando conter os incêndios florestais. As chamas forçaram centenas de pessoas a fugir de suas casas. O primeiro ministro Kyriakos Mitsotakis responsabilizou o desastre pela mudança climática.
Membros de um painel climático da ONU advertiram que a mudança climática levará a um clima mais extremo. Eles disseram que a ligação é inegável, mas se os líderes agirem rapidamente, o pior dos impactos poderá ser reduzido.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am