Governo japonês deverá intensificar os esforços para conter as infecções do coronavírus chinês
O governo central do Japão planeja cooperar mais estreitamente com os governos locais para conter a propagação do coronavírus chinês.
O painel consultivo do governo sobre o coronavírus chinês compilou uma lista de propostas de emergência nesta quinta-feira (12), quando o país confirmou um total recorde de infecções diárias pelo segundo dia consecutivo.
O painel pede a intensificação das medidas anti-infecciosas durante as duas semanas até 26 de agosto, o que inclui o período anual de férias de verão.
O governo planeja trabalhar com as autoridades locais para melhorar o apoio médico aos pacientes com coronavírus chinês e reduzir o número de visitantes a centros comerciais e seções de alimentos de básicos em lojas de departamento. Esses locais são considerados de alto risco para infecções.
É provável que o governo também aumente os pedidos para que as pessoas se abstenham de saídas não essenciais e cancelem ou adiem os planos de viagem.
Alguns governos das províncias solicitaram ao governo central que incluísse suas áreas no atual estado de emergência.
O governo central decidirá se deve expandir a declaração após estudar as situações de infecção regional e as taxas de ocupação dos leitos hospitalares reservados para os pacientes do coronavírus chinês.
O ministro encarregado da resposta ao coronavírus chinês, Nishimura Yasutoshi, disse que compartilha o sentimento de crise do painel em relação à situação iminente em que os hospitais serão incapazes de salvar vidas que poderiam salvar em circunstâncias normais.
Ele acrescentou que leva a sério as propostas do painel para reduzir o contato de pessoa a pessoa e o movimento da população.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am